Roberta Stella | Nutrição sem dieta

Dietas funcionam mas,…

Deixe um comentário

dietas_funcionamAcho importante esclarecer que dieta é um termo que se refere a um padrão alimentar. Tem dieta para emagrecer, dieta para manter o peso, dieta para ganho de peso, dieta para diabéticos, dieta para hipertensos. E assim vai. E, reeducação alimentar, também, é uma dieta. Como é comum associarmos a palavra dieta a emagrecimento quando lemos / ouvimos / escrevemos essa palavra, normalmente, temos a intuição que é um tema sobre emagrecimento.

O que a ciência nos diz é que dietas (para emagrecimento no estudo da obesidade) funcionam mas, a curto prazo. E é importante ressaltar que reeducação alimentar funciona, mas a curto prazo, também. Eu quero explicar isso porque quando falamos em reeducação alimentar, quem deseja emagrecer pode ter uma percepção errada já que anda soando como algo fácil e sem sacrifícios para emagrecer e, principalmente, muito intuitivo para a manutenção de peso. E não é isso que vemos.

Portanto, se o objetivo é emagrecer, o que deve ser importante focar, pensar, questionar é como a dieta (da moda ou a reeducação alimentar) pode ajudar na manutenção de peso já que todas elas vão cumprir com o objetivo de emagrecer.
Pensar a longo prazo é imaginar a sua vida daqui a 5 anos e como a alimentação molda o seu comportamento alimentar.

Considere:
✔ O padrão que irá adotar no período de emagrecimento é o mesmo que deverá seguir para a vida. A restrição de uma grupo alimentar ou de alguns alimentos, será possível manter por toda a vida e será adequado? Se a resposta for não, nem comece a dieta. Continue pensando e se conhecendo para ter a melhor resposta.
O período do emagrecimento, normalmente, é acompanhado de regras, tem um guia que pode ser um livro ou um profissional ou um site e app. Em qualquer um deles, analise:
✔ Como será estruturada a manutenção do peso, período que, na maioria das vezes, é um auto-monitoramento (você quem irá anotar o seu peso, gerenciar a dieta e a atividade física). Você precisa ter muito bem claro como será a manutenção.

E, particularmente, acredito muito que a tecnologia pode ser um diferencial nesse momento. Há muito o que conversar sobre todos esses temas (emagrecimento, manutenção de peso a longo prazo, tecnologia) que pretendo abordar em posts futuros.

O gráfico desse post está disponível no estudo abaixo e mostra que, conforme o tempo passa (depois de 1 ano, 2 anos, 3 anos…), há o ganho de peso novamente, indicando a importância de como estará estruturada a manutenção de peso para que não haja o retorno ao peso inicial, antes de começar a dieta.

Artigo consultado
Long-term weight-loss maintenance: a meta-analysis of US studies. Am J Clin Nutr November 2001
vol. 74 no. 5 579-584.

Você pode falar o que pensa, aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s