Como deixar a salada gostosa

salada_gostosaNão faça cara feia pro que vou dizer agora: não existe alimentação saudável sem verduras e legumes. Mas há uma excelente notícia! Incluir legumes e verduras é o momento para começar a explorar as texturas e os sabores que esses alimentos têm. Sim, se abrir os sentidos e parar de comer uma folha de alface correndo, vai perceber que a salada pode – e deve – ser mais do que gostosa. Deliciosa!! Vamos lá!

– deixe de lado o pensamento de que só deve comer verduras cruas e legumes cozidos sem nenhum tempero. Muito pelo contrário!
– Misture várias folhosas. Rúcula com alface. Rúcula e agrião. Acelga e couve manteiga crua. Isso dará um sabor diferente e mais atraente;
– Você pode consumir os legumes cozidos, eles são ótimos, mas, para variar, que tal acrescentar às folhosas, pedacinhos de cenoura, pepino, rabanete, pimentão, repolho, aipo, cebola, broto de feijão crus? Além de acrescentar mais sabor, a textura vai ser super crocante… croc, croc, croc Ah, e não precisa misturar todos que citei (isso vale para as dicas abaixo)!
– Para incluir mais diversidade de nutrientes, acrescente semente (chia, semente de girassol, gergelim, linhaça) ou uma oleaginosa picada (nozes, castanha do Pará, castanha de caju, amendoim, amêndoas). Elas são deliciosas e também deixam a salada crocante!
– Se gosta de misturar o doce no salgado, acrescente frutas picadas: maçã, manga, figo, melão, abacaxi. Huuummmm, eu adoro!
– Para temperar: use limão, acetato balsâmico e azeite extra virgem (com cautela!).
– Use ervas naturais como coentro, salsinha, cheiro verde;
– A salada pode virar um prato principal: que tal acrescentar um fonte de proteínas? Peixe em lascas, frango em cubos ou desfiados, carnes em lascas, queijos, tofu, grão de feijão, soja, grão de bico, lentilhas.

Vale lembrar que a base do prato tem que ser as folhosas e legumes. Nada de uma folhinha e prato cheio de oleaginosas, excesso de azeite, carne frita. Mas, se você não tem o costume de comer legumes e verduras, vale começa a se aventurar sem ter grande preocupação com as quantidades. Afinal, alimentação saudável é um aprendizado diário e não uma fórmula pronta e rígida!

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