Roberta Stella | Nutrição sem dieta


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Sal do Himalaia não é melhor do que o sal branco ou refinado

O sal do Himalaia ou sal rosa está sendo vendido como sendo uma opção mais saudável para temperar os alimentos. E, os dois principais argumentos são:

1. ele não passa pelo processo de refinamento que passa o sal branco iodado e,
2. ele contém 80 minerais e elementos traços.

Isso soa bastante atrativo e passa a percepção de que é mais saudável, não é mesmo?

A quantidade de sódio que ele contém é um pouco menor em relação ao sal refinado. Enquanto o sal refinado apresenta 400 mg de sódio por grama, o do Himalaia apresenta 382 mg de sódio por grama. Não é uma grande diferença.

E em relação aos outros minerais que Continuar lendo


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Dietas funcionam mas,…

dietas_funcionamAcho importante esclarecer que dieta é um termo que se refere a um padrão alimentar. Tem dieta para emagrecer, dieta para manter o peso, dieta para ganho de peso, dieta para diabéticos, dieta para hipertensos. E assim vai. E, reeducação alimentar, também, é uma dieta. Como é comum associarmos a palavra dieta a emagrecimento quando lemos / ouvimos / escrevemos essa palavra, normalmente, temos a intuição que é um tema sobre emagrecimento.

O que a ciência nos diz é que dietas (para emagrecimento no estudo da obesidade) funcionam mas, a curto prazo. E é importante ressaltar que reeducação alimentar funciona, mas a curto prazo, também. Eu quero explicar isso porque quando falamos em reeducação alimentar, quem deseja emagrecer pode ter uma percepção errada já que anda soando como algo fácil e sem sacrifícios para emagrecer e, principalmente, muito intuitivo para a manutenção de peso. E não é isso que vemos.

Portanto, se o objetivo é emagrecer, o que deve ser importante focar, pensar, questionar é como a dieta (da moda ou a reeducação alimentar) pode ajudar na manutenção de peso já que todas elas vão cumprir com o objetivo de emagrecer.
Pensar a longo prazo é imaginar a sua vida daqui a 5 anos e como a alimentação molda o seu comportamento alimentar. Continuar lendo


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Como deixar a salada gostosa

salada_gostosaNão faça cara feia pro que vou dizer agora: não existe alimentação saudável sem verduras e legumes. Mas há uma excelente notícia! Incluir legumes e verduras é o momento para começar a explorar as texturas e os sabores que esses alimentos têm. Sim, se abrir os sentidos e parar de comer uma folha de alface correndo, vai perceber que a salada pode – e deve – ser mais do que gostosa. Deliciosa!! Vamos lá!

– deixe de lado o pensamento de que só deve comer verduras cruas e legumes cozidos sem nenhum tempero. Muito pelo contrário! Continuar lendo


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Óleo de canola é bom ou ruim?

canolaO óleo de canola é desenvolvido a partir do melhoramento de uma planta chamada colza. Como todo óleo vegetal, para ser desenvolvido, as sementes passam passam pelo processo de refinação incluindo o clareamento do óleo e, também, a redução do odor para ficar mais agradável. Apesar de todo esse processo de fabricação, não há risco para a saúde.

Agora, a pergunta é: o óleo de canola é melhor ou pior do que outros óleos vegetais?

Se formos olhar para evidências científicas buscando estudos sobre consumo de óleo de canola e impactos na saúde, não temos respostas. Até porque estudar, coletar dados e analisar o efeito dos alimentos em um período longo (meses, anos) é difícil e muito custoso ($$$$$).

Então, podemos analisar os tipos de gorduras. Continuar lendo