Roberta Stella | Nutrição sem dieta

4 palavras que definem a alimentação saudável

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4_palavras_alimentacao_saudavelHoje, quero conversar com vocês sobre como ter uma alimentação saudável. Sintetizo em 4 palavras-chave:

Moderação: tudo é permitido, mas o segredo é achar quando e o quanto consumir de todos os alimentos. É encontrar a frequência (quando) e a quantidade (o quanto) que você precisa comer para alcançar as suas necessidades nutricionais, satisfazer a vontade de determinado alimento e conseguir se socializar (sair com os amigos, almoçar com a família). Moderação é: não existem alimentos proibidos e nem os permitidos ou liberados. ;)

Equilíbrio: vivemos na época da polarização do que é certo ou errado comer! De um lado a restrição: sem glúten (sem pão, macarrão, torrada, bolo), sem lactose (sem leite, queijos, iogurtes), sem açúcar (bolos, doces, cereais matinais) e, do outro lado, tudo pode, levando a um excesso de sódio, de alimentos refinados e altamente processados. O equilíbrio está em poder comer os alimentos das duas pontas, mas de maneira adequada, equilibrada. Pode alimentos com glúten? Claro que pode! Só não deve comer no café da manhã, no almoço, nos lanches e no jantar! Isso é excessivo não é equilibrado! A falta de equilíbrio pode levar a pensar a alimentação como restritiva e sem variedade. E não é isso que uma alimentação saudável é!

Respeito: entender de onde vem os alimentos e quais são os típicos da sua região irá incentivar para que busque ter, nas suas refeições, aqueles que têm identificação cultural e geográfica. Isso cria apoderamento da maneira de se alimentar, aumenta a autoestima e você desenvolve a sua alimentação, fugindo de modismos e, principalmente, da imitação de pratos de outras pessoas. Isso é respeito à identidade.

Variedade: não existe alimentação saudável sem variedade de alimentos. Não gosta de verduras? Precisa começar a gostar de algumas. Não suporta legumes? Precisa provar, provar e provar até o paladar começar a aceitar esses alimentos. E assim acontece com todos os grupos alimentares: cereais, tubérculos, oleaginosas, leguminosas, frutas, carnes, legumes e verduras.

Se colocarmos no prato mais alimentos simples, naturais, se formos responsáveis por preparar a nossa alimentação teremos mais controle sobre o que consumimos e, claro, sobre a qualidade dos alimentos.

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