Roberta Stella | Nutrição sem dieta


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4 palavras que definem a alimentação saudável

4_palavras_alimentacao_saudavelHoje, quero conversar com vocês sobre como ter uma alimentação saudável. Sintetizo em 4 palavras-chave:

Moderação: tudo é permitido, mas o segredo é achar quando e o quanto consumir de todos os alimentos. É encontrar a frequência (quando) e a quantidade (o quanto) que você precisa comer para alcançar as suas necessidades nutricionais, satisfazer a vontade de determinado alimento e conseguir se socializar (sair com os amigos, almoçar com a família). Moderação é: não existem alimentos proibidos e nem os permitidos ou liberados. ;)

Equilíbrio: vivemos na época da polarização do que é certo ou errado comer! Continuar lendo


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Como manter o peso após o emagrecimento

segredo_manutencaoDe acordo com o National Weight Control Registry (Registro Nacional de Controle de Peso) dos Estados Unidos, pessoas que emagreceram e conseguiram manter o peso por um longo período adotaram, no dia a dia, os seguintes comportamentos:

– Fazem o café da manhã todos os dias;
– Modificaram o hábito alimentar, ou seja, depois de emagrecer não voltaram a comer como antes quando estavam com excesso de peso;
– Se pesam toda semana;
– Aumentaram o quanto fazem de atividade física, caminhando mais;
– Assistem à TV menos de 10 horas por semana, ou seja, um pouco mais de 1 hora por dia!

Pessoas que emagrecem e conseguem manter o peso atingido parecem que guardam um grande segredo, não é mesmo? Mas, analisando dados de quem chegou lá, percebemos que não há nenhum segredo e, para manter o peso, é necessário buscar já no processo de emagrecimento comportamentos, hábitos, estilo de vida que tornam possível sustenta-los para o resto da vida.

Parece sacrifício pensar “para o resto da vida”, não? Talvez seja porque temos ainda como crença que é necessário fazer muitas restrições alimentares, passar a comer alimentos caros ou da moda e, também, frequentar a academia! E não é nada disso: é simplesmente, caminhar mais, é incluir mais frutas e legumes na alimentação (sejam eles quais forem!), é comer com menor frequência doces, alimentos feitos com farinha refinada (pães, bolos, massas, biscoitos), restringir (e não excluir!) açúcar, comer mais cereais integrais, é ter uma rotina alimentar!

Se você está buscando emagrecer, pense nesses aspectos, olhe para as suas necessidades e pense como quer a sua vida não somente durante o emagrecimento mas, faça planos de como quer manter o peso que irá atingir.

Páginas consultadas
The National Weight Control Registry, clique aqui.
The American Journal of Clinical Nutrition. Long-term weight loss maintenance. Clique aqui.
American Heart Association. Keeping the weight off, clique aqui.