Roberta Stella | Nutrição sem dieta

15 de maio: Dia da Revolução Alimentar (Food Revolution Day)

Deixe um comentário

Revolution_Day_2015Eu acredito que cada criança tem o direito de praticar a educação alimentar nas escolas”. Essas palavras são do chef inglês Jamie Oliver que vem travando uma batalha que começou na Inglaterra, mas que com o seu carisma e apoio dos seus seguidores nas redes sociais, tomou o mundo.

Dia 15 de maio é o dia instituído para a Revolução Alimentar e esse ano será a quarta edição do evento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, estimava-se que 42 milhões de crianças abaixo de 5 anos ao redor do mundo estavam com excesso de peso (sobrepeso e obesidade). É sabido que crianças com excesso de peso tem maior chance de se tornarem adultos obesos além de apresentarem maior risco de desenvolverem doenças não transmissíveis como diabetes e doenças cardiovasculares ainda jovens.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, crianças com idade entre 5 a 9 anos, 33,5% delas apresentavam excesso de peso e dessas, 14,3% eram obesas.

Os números são preocupantes, pois impactam na qualidade de vida dessas crianças no futuro, o que significa impactos econômicos e sociais para toda a comunidade e para os indivíduos, por exemplo, o desenvolvimento de doenças como alguns tipos de câncer (esôfago, estômago, intestino, mama, entre tantos outros), além de hipertensão, diabetes, derrame, ataque cardíaco, problemas nas articulações. A lista é grande. E com esses problemas, vêm o aumento de gastos públicos em saúde, invalidez ou ausências no trabalho (diminuindo a produtividade), aumento de gastos com planos de saúde, impactos nas relações pessoais, profissionais, psicológicos. A abrangência das consequências do excesso de peso é muito grande e atinge várias áreas.

A ação encabeçada por Jamie Oliver é importante por várias razões entre elas: exige do Estado ações de saúde pública e educacionais, mas sabe que a sociedade/comunidade (eu, você, todos juntos) têm poder de mudança; a ação atinge o entorno da criança que é muito importante na formação e escolhas que ela faz (a escola); uma criança com boa informação é influenciadora para que os pais passem a fazer escolhas mais saudáveis.

A seguir, vídeo com a participação do Jamie Oliver no TED com legendas em português.

Por isso, fica aqui o convite para você planejar a sexta-feira que se aproxima e passar boas informações para crianças que estão perto de você! Vale lembrar que a ação tem como foco principal as escolas, mas podemos – e devemos – ensinar nossas crianças já que o maior e melhor exemplo, vem de casa, dos pais e cuidadores.

A receita que Jamie Oliver irá ensinar será um sanduíche cheio de sabor, com variedades de legumes e temperos naturais. Deixo, logo abaixo, todos os links de acesso a essa ação do dia 15 de maio como, também, o link para assinar a petição e exigir dos governos de todo o mundo a obrigatoriedade da educação alimentar nas escolas.

Faça parte da mudança. Escolha mais alimentos saudáveis para as crianças e para você. Todos os dias.

Para:
Acessar site oficial do Dia da Revolução Alimentar: clique aqui.
Ver a receita para ensinar as crianças: clique aqui.
Assinar a petição: clique aqui.
Organização Mundial de Saúde: Childhood overweight and obesity
Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009: clique aqui.

Você pode falar o que pensa, aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s