Roberta Stella | Nutrição sem dieta

Dietas não funcionam. Não conte calorias. A verdade para emagrecer.

2 Comentários

Dietas

Faz parte do aprender a comer saudável entender que a quantidade de calorias é consequência dos nutrientes que o alimento apresenta.

Olá,

Quem é que nunca na vida desejou emagrecer? E não importa a quantidade, de meio quilo a dezenas de quilos, a verdade é que estar satisfeito com o espelho é uma tarefa difícil de alcançar. Mas, para aquelas pessoas que têm um relacionamento antigo com a balança a situação parece não ter fim: um pensar constante em comidas e um engorda-emagrece-engorda sem fim. Não quero aqui, de maneira alguma, prometer o emagrecimento definitivo, mas é possível reverter essa história.

Antigamente, o conceito de emagrecimento era restrição alimentar, não importava qual, indo da retirada total de carboidratos até a retirada total de carnes. E nessa tentativa de 180 graus, o que faltava no meio do caminho era disposição e ânimo em continuar se flagelando por estar acima do peso. Se havia pecado pela gula, a restrição alimentar era o momento da penitência.

Esse conceito de restrição é muito ultrapassado, pois leva a uma relação de culpa com a comida. Por isso, hoje é muito comum a ideia de “não conte calorias”, o que acho válido até a segunda linha. Esse conceito é interessante porque foca na qualidade da alimentação, isso, sem dúvida, é muito importante, mas pode levar a equívocos aquelas pessoas que não sabem por onde começar, como escolher o melhor alimento entre tantas opções.

Se você quer ter uma alimentação saudável e emagrecer, não é opção o vale tudo para eliminar os quilos que deseja. Restrições de grupos alimentares e de nutrientes não é opção saudável. E é aqui que entra o conceito que derruba os regimes e dietas ressaltado na afirmação “dietas não funcionam”.

As afirmações “não conte calorias”e “dietas não funcionam”são divulgadas de maneira incompleta e, certamente, não ajudam muito na hora da escolha alimentar.

Se você quer emagrecer, você precisa sim saber a quantidade de calorias que está alimentando o seu corpo já que o excesso de calorias é estocado em forma de gordura corporal. Isso a ciência ainda não rejeita.

Se você quer ter uma alimentação saudável, você precisará consumir todos os grupos alimentares (nada de restrições!) e dentro de cada grupo escolher os mais ricos em nutrientes porque há diferenças entre o arroz branco e o arroz integral, e entre um suco natural e um suco (néctar!) “de caixinha”. E não ache que o biscoito integral é mais saudável do que o biscoito água e sal! E quem já não comeu aquelas mega saladas com muito molho, sal e até embutidos, e saiu feliz porque acreditou comer algo saudável?

É por essas que o conceito “não conte calorias”e “dietas não funcionam” tem grande efeito na hora da leitura, mas pouco, na prática.

Faz parte da sua educação nutricional entender a qualidade do alimento, como ler o rótulo dos produtos, como escolher o melhor alimento entre tantas opções e o porquê dos alimentos terem determinada quantidade de calorias e como fazer para estar bem nutrido sem consumir um excesso de energia.

Contar calorias até saber fazer as melhores escolhas alimentares é parte do processo de educação nutricional e do emagrecimento saudável. Se as calorias são o resultado da composição nutricional do alimento (quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e porcentagem de água), ou seja, da qualidade dele, faz parte da sua alimentação saudável ter atenção a essa característica dos alimentos.

Para pensar…
– Dietas da moda não funcionam. Se alguma nova dieta aparecer de repente, uma nova restrição, você já sabe: fuja! Se você não apresenta nenhuma intolerância ou alergia alimentar, você pode comer de tudo. Sim, até glúten e lactose, oras! Vale sempre lembrar que dieta significa um padrão alimentar adequado para determinada condição (dieta para hipertenso, dieta para diabético, dieta para manter peso, dieta para ganho de peso), mas, erroneamente, é utilizada para designar alimentação para emagrecer baseada em modismos.
– Não conte calorias se você já tiver adotado um bom hábito alimentar. Se não tem segurança sobre a qualidade do alimento ou não sabe e ainda tem dúvidas qual alimento escolher, contar calorias irá te manter dentro de uma rota, evitando o ganho de peso.

Leia mais
100% integral, clique aqui.
Os nomes do açúcar, clique aqui.

2 pensamentos sobre “Dietas não funcionam. Não conte calorias. A verdade para emagrecer.

  1. Realmente migrar constantemente para dietas da moda e excluir os alimentos que nos alimentam desde a origem dos tempos tornam o nosso dia a dia uma ciranda, de não saber pra onde ir. A solução é cuidar do dia a dia, um de cada vez, e assim construirmos uma base sólida para nossa qualidade de vida.

    • Oi, Ligia!! Eu gosto bastante da ideia do aprender a comer sem a pressão de ter que emagrecer. Nesse processo de aprendizagem e introdução de novos alimentos e redução de outros menos saudáveis, terá altos e baixos, mas é aí que conseguimos identificar e ter consciência das escolhas. O emagrecimento será consequência. Mas, é preciso saber controlar expectativa de emagrecer rapidamente. Com certeza, o resultado seria mais efetivo. ;) Obrigada por deixar o comentário! Beijo.

Você pode falar o que pensa, aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s