Roberta Stella | Nutrição sem dieta

Chocolate! Qual é o melhor?

1 comentário

A quantidade de cacau é que dá qualidade ao chocolate.

A quantidade de cacau é a responsável pela qualidade nutricional do chocolate.

Muito se fala sobre o poder do chocolate na prevenção de doenças. E, claro, que quem adora chocolate dá um sorrisinho de canto de boca como que comemorando a vitória de uma batalha sempre quando ouve isso.

Mas, calma lá! Nem tudo é tão doce assim!

O cacau é a materia prima para tantos benefícios à saúde que o chocolate leva a fama.

As gorduras, principalmente, as do tipo saturadas é a maior fonte de energia do cacau. Mas aí, vem a dúvida: por que dizem que o cacau é bom se ele tem alta quantidade de gordura saturada conhecida como gordura ruim? E a resposta é simples: porque ele possui outros nutrientes e compostos que são protetores da saúde chamados de antioxidantes.

Os principais antioxidantes presentes no cacau são os polifenóis, destacando-se as catequinas, epicatequinas, quercitina e as procianidinas. Essas substâncias antioxidantes estão relacionadas com o efeito protetor para o sistema cardiovascular e, também, aumentam a produção de compostos anti-inflamatórios que ajudam a combater um quadro inflamatório no organismo combatendo doenças ou prevenindo delas.

Além do poder antioxidante que as substâncias presentes no cacau possuem, ele também apresenta outros nutrientes que suportam a fama de bom moço da saúde. Ele é rico em fibras que ajudam o bom funcionamento do intestino e em sais minerais destacando-se o ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês.

E tem mais. Ele é fonte de triptofano um amino-ácido envolvido na produção de serotonina, o hormônio do bem estar. Possui, também, dois estimulantes, a cafeína e a teobromina.

OK até agora muito cacau e pouco chocolate.

Vamos falar dos chocolates
O chocolate só é chocolate quando ele apresenta na composição a massa de cacau. E chocolate somente é saudável se a massa de cacau aparecer como primeiro ou segundo ingrediente da lista. Se tiver, também, cacau em pó, ele será ainda melhor.

Abaixo, está a lista dos principais ingredientes que compõem os chocolates. Vale lembrar que eles estão em ordem decrescente no rótulo, ou seja, o primeiro está em maior quantidade do que o segundo, o segundo em maior quantidade do que o terceiro e assim por diante. O último ingrediente da lista é sempre o que está em menor quantidade.

Em todos os chocolates, aparece a manteiga de cacau. Por isso, é necessário saber a diferença entre a manteiga de cacau e a massa de cacau.

Manteiga de cacau e massa de cacau. Qual é a diferença?
Quando o cacau passa pelo processo de prensagem, ele é separado em duas partes. A parte líquida é a gordura do cacau que na lista dos ingredientes do chocolate aparece como manteiga de cacau. A parte sólida é a massa de cacau e é nela que estão presentes as propriedades benéficas do cacau. O cacau em pó é originado a partir da massa de cacau.

Aqui, novamente, vale reforçar que o chocolate somente é chocolate se tiver massa de cacau. Além disso, os melhores chocolates para a saúde apresentam a massa de cacau como sendo o primeiro ou o segundo ingrediente da lista. Se além da massa de cacau também, o chocolate apresentar cacau em pó, ele terá uma melhor qualidade nutricional.

Voltando à tabela acima. Chocolate branco não é chocolate. Ele é uma mistura de açúcar e manteiga de cacau com leite e soro de leite. Nenhum benefício para a saúde, pelo contrário. Fornece açúcar refinado, gorduras saturadas, muitas calorias e nenhum bom nutriente.

O chocolate começa a ficar bom quando apresenta 50% de cacau na composição, sendo a massa de cacau o segundo principal ingrediente. Mas, infelizmente, ele ainda contém muito açúcar adicionado já que a sacarose é o principal ingrediente.

Quanto maior o teor de cacau, maior os benefícios, melhor será o chocolate. Com 70% de cacau, a massa de cacau passa a ser o principal ingrediente e o cacau em pó já entre na lista. Ótimo, mas pode ficar melhor.

Os chocolates contendo 85% de cacau apresentam os dois melhores ingredientes (massa de cacau e cacau em pó) nas duas primeiras posições. O açúcar e a manteiga de cacau que não acrescentam nenhum benefício nutricional caem para o final da lista.

Calorias e macronutrientes
Como vimos acima, o chocolate branco não é nem de longe um chocolate. É um doce e como todo doce tem alta quantidade calórica e nenhum benefício nutricional para a saúde.

Veja a tabela abaixo, com o valor calórico e a quantidade de macronutriente dos diferentes chocolates.

Analisar as diferenças nutricionais e calórica entre os chocolates é um excelente exemplo de como, na hora da compra, verificar somente as calorias e os macronutrientes, principalmente, as gorduras totais e as gorduras saturadas leva a erro de escolha.

Todos os chocolates apresentam valores calóricos semelhantes. Se for escolher pelo menos calórico, o chocolate ao leite diet ganha! Mas, perde em qualidade nutricional. Calorias, aqui, não é um bom parâmetro de escolha do melhor alimento. Se for pela quantidade de gorduras saturadas, as gorduras ruins, o chocolate 85% cacau é o que tem maior quantidade. Se levar em consideração que gordura saturada é ruim, ele jamais seria o escolhido! E é o melhor porque é o que tem maior quantidade de cacau e mais benefícios para a saúde.

A maior quantidade de gorduras saturadas se justifica no chocolate 85% cacau. Como dito no início dessa matéria, a maior fonte de energia do cacau é as gorduras e as do tipo saturadas.

Sem dúvida nenhuma, o melhor chocolate é o 85% cacau. Como ele não tem tanto açúcar como o branco e o ao leite perdendo no quesito palatabilidade e aceitação, comece a transição com o chocolate meio amargo. Depois, passe para o 70% de cacau e, permita-se o de sabor mais amargo e forte, mas que é muito mais saudável, o contendo 85% de cacau.

A lição
Os alimentos processados – e os chocolates são exemplos deles – variam de composição de acordo com a empresa que a produz. Por isso, é importante sempre analisar a tabela de informação nutricional mas, é fundamental, juntamente, verificar os ingredientes que fazem parte do alimento. Forme esse hábito, verificando e comparando as informações dos alimentos.

Saiba mais
Alfarroba ou Cacau? Qual é o melhor?

Leitura consultada
Revisão: Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde.

Um pensamento sobre “Chocolate! Qual é o melhor?

  1. Extremamente esclarecedor! Obrigado pelo texto e pela didática

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