100% integral

Massas e pães 100% integrais apresentam melhor qualidade nutricional.

Para melhorar a qualidade da alimentação, uma recomendação está entre tantas outras: substitua os cereais refinados pelos integrais. Isso significa, por exemplo, trocar o pão branco pelo integral, a massa tradicional pela integral e o arroz branco pelo… integral!

Entretanto, para massas, pães e biscoitos, a inscrição na embalagem “integral”, na maioria das vezes, não significa 100% integral mas, sim, uma mistura da farinha de trigo refinada (a que deve ser restringida da alimentação) com a farinha de trigo integral. Isso acontece porque as definições de rotulagem dos alimentos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) permitem que a indústria de alimentos usem esse termo quando há a mistura dessas duas farinhas.

Como saber se é integral ou 100% integral?
A palavra integral, normalmente, indica que há a mistura de dois cereais: o refinado e o integral. O alimento 100% integral é feito usando somente a farinha de trigo (ou outro cereal com o centeio e a aveia) integral.

Agora, para saber isso, é necessário olhar no rótulo dos alimentos, no item “ingredientes” se há ou não a presença da farinha de trigo refinada. Vale lembrar que para designar essa farinha, a indústria descreve, simplesmente, “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico” para indicar a refinada, ou seja, há omissão da palavra “refinada”.

Para ter a melhor escolha alimentar, você precisa ler o rótulo e ir além da quantidade de calorias. Somente a quantidade de calorias não diz se o alimentos é bom ou ruim.

Veja abaixo a diferença dos ingredientes entre um pão integral e outro 100% integral.
pao_integral_ingredientes

 

 

Pão integral com farinha de trigo refinada.

 

 

 

 

pão_100_integral_ingredientes

 

 

Já, no pão 100% integral, não há farinha de trigo refinada entre os ingredientes. Contendo somente cereais integrais e sementes, esse tipo de pão tem melhor qualidade nutricional, apresentando maior quantidade de fibras, de vitaminas, principalmente, as do complexo B além, de minerais como manganês, selênio, fósforo, magnésio, zinco, cobre e potássio.

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