#4de15 Faça mais escolhas saudáveis do que equivocadas

dica_4_finalAo tornar consciente as suas escolhas alimentares, percebendo quais os sentimentos, situações, pessoas e até horários em que você fica vulnerável a comer em excesso, principalmente, alimentos ricos em açúcar refinado, gorduras saturadas e sódio mas que, por outro lado, apresentam baixa quantidade de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo como vitaminas, minerais e fibras; você passa, agora, a ter mais controle sobre o que ingere. Mas, nada de colocar as expectativas lá em cima e cobrar que a sua alimentação seja rigorosamente perfeita. Perfeição não existe e se impor tanto rigor faz com que a sua alimentação ganhe um caráter punitivo, sentindo culpa ao comer, por exemplo, um doce eventualmente.

Para começar planejar as suas metas e visualizar a sua evolução é muito importante que você tenha lido a dica 3 e feito o seu diário alimentar. Agora, é hora de pensar um algumas características para caminhar em sentido do seu objetivo que é ter uma alimentação saudável independentemente do seu objetivo de peso.

Preste atenção nos seguintes itens:

  • Qual é o horário em que come em excesso? Tente achar comportamentos, situações e sentimentos que estão relacionados ao comer excessivo.
  • Estava com muita fome? Que tal diminuir o período em jejum antes dessa refeição fazendo um pequeno lanche?
  • Se sentia ansiedade, tristeza ou euforia é o momento de perceber que a comida não tem o poder de resolver situações do seu dia a dia ou de relacionamentos. Que tal começar a buscar soluções ou alternativas para resolver a causa das suas emoções?
  • Como está a sua alimentação de maneira geral? Os alimentos frescos e integrais devem ser a base da nossa alimentação.
  • Você consome diariamente uma variedade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais (arroz integral, aveia, pão integral)?
  • Bebe mais água ou refrigerante?
  • Por outro lado, alimentos processados têm ocupado uma parcela muito grande na alimentação moderna. Você precisa abrir muitos pacotes para se alimentar? Biscoito, alimentos congelados, barrinha de cereais, néctar em caixinha, sopa em pacotinho, ervilha enlatada, molho enlatado, chocolate, salgadinhos? Ou a sua alimentação é mais livre, baseada em alimentos sem ter passado por grandes processos na indústria? Por exemplo, é baseada em arroz, feijão, leite, sucos naturais, frutas, legumes e verduras?
  • Estabeleça as suas metas a curto e médio prazo. Exemplo: se não consome nenhuma fruta e come muitos doces, comece com uma fruta por dia e alternando os dias em que consome doces. Só come pão branco? Troque-o por um multi grãos.

Perceba

  • Você não precisa excluir nenhum alimento nesse momento. A mudança é um processo e, aos poucos, você irá perceber e, acredite, até rejeitar doces e outros alimentos ultraprocessados.
  • É muito importante lembrar que o hábito alimentar inadequado não some de um dia para o outro, muito pelo contrário! Ele estará sempre com você, lembre-se muito disso porque se você permitir, esse hábito poderá ser dominante, mais do que a vontade de começar a comer com mais qualidade. Então, a cada escolha, lembre-se do seu motivo (dica 2) para continuar em frente.

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