#5de15 Saiba a escolher os alimentos mais saudáveis

dica_5_finalA alimentação que chamamos de ocidental ou moderna é baseada em alimentos ultra processados. O que isso quer dizer? Isso significa que são alimentos que só existem porque a indústria os fabrica, ou seja, não é possível reproduzir esses alimentos em casa já que contêm ingredientes que, muitas vezes, nem conhecemos ou, ainda, o alimento encontrado na natureza foi tão modificado e processado que perdeu a qualidade nutricional que ele possuía inicialmente. Um exemplo: biscoito salgado. Você já tentou fazer em casa? O pão caseiro é feito com 3 ingredientes (farinha, sal e água) mas, você já contou a quantidade de ingredientes do pão de forma?

Nesse processo de construção de um novo hábito alimentar que você está passando, é importante que saiba identificar qual é o melhor alimento que você pode escolher quando for às compras.

Nutrientes
Nutrientes que quanto maior a quantidade, melhor: fibras, vitaminas e minerais (ferro, potássio, cálcio. Exceção: sódio que deve ser restringido).

Nutrientes que devem ser limitados (quanto menor a quantidade, melhor): açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans, sódio.

Assim, opte sempre por alimentos que apresentam, por exemplo, mais fibras e menos sódio. Ou, mais gorduras insaturadas e menos saturadas.

Ingredientes
Uma boa escolha alimentar não é feita somente olhando a tabela nutricional que mostra a quantidade de nutrientes. Tem que verificar os ingredientes.

Evite aqueles alimentos que têm, entre os ingredientes, um ou mais dos citados a seguir: açúcar, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar invertido, mel, xarope, rapadura, melado, glicose, dextrose, maltose, concentrado de frutas, frutose, gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, gordura de palma, óleo parcialmente hidrogenado.

Os alimentos que fornecem os nutrientes que precisamos evitar são, na maioria, os alimentos ultraprocessados. E, é possível descobri-los, verificando a quantidade de ingredientes.

Ultraprocessados: 5 ingredientes ou mais, contendo muitos aditivos.

Resumo

Evite
Nutrientes: gorduras saturadas, gorduras trans, sódio.
Ingredientes: açúcar, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar invertido, mel, xarope, rapadura, melado, glicose, dextrose, maltose, concentrado de frutas, frutose, gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, gordura de palma, óleo parcialmente hidrogenado.
Número de ingredientes: 5 ou mais.

Consuma
Nutrientes: fibras, vitaminas, ferro, cálcio, potássio.
Número de ingredientes: 4 ou menos.

Pense

  • Agora, você já consegue fazer as melhores escolhas de alimentos industrializados. Compare os alimentos para começar a se familiarizar. Sugestão de comparações: macarrão instantâneo e macarrão integral. Néctar de suco e suco pasteurizados. Bebida láctea e iogurte natural. Pão de forma branco com pão 100% integral.
  • Analise os rótulos de congelados, embutidos (salame, presunto), queijos, molhos, sopa em pó, biscoitos, salgadinhos.
  • Comece com os alimentos que você tem em casa, na sua despensa e, claro, sempre que for ao supermercado, agora, a sua decisão tem que estar baseada na análise do rótulo dos alimentos.

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