#6de15 Tenha atenção com a quantidade dos alimentos que consome

dica_6_finalNo começo do processo de construção de um novo hábito alimentar, você precisa ficar muito atento às suas escolhas. No dia a dia, o ato de optar por um alimento ao invés de outro e todos os aspectos que envolvem a escolha alimentar são tão inconscientes que nem pensa no “porque” e no “para que” você dá preferência a um determinado alimento ao invés de outro. Por isso, a dica #3de15 é tão importante: conscientizar as suas escolhas. Se você não a praticou, sugiro fortemente que a revise. Ela é essencial para a sua mudança.

Uma boa atitude inicial, é controlar a quantidade dos alimentos que consome atualmente. Se você não tem limite na hora de comer qualquer tipo de alimentos desde os menos saudáveis até os mais ricos em nutrientes – e quem disse que comer fruta em excesso é bom? – é o momento de começar a entrar no eixo e caminhar em direção ao equilíbrio.

Por isso, exercite as atitudes a seguir:

  • Nunca repita o prato;
  • Mas nada de fazer bagunça na hora de escolher os alimentos. Metade do prato tem que ser de verduras e legumes cozidos. Outra metade deve ser composta por uma fonte de cereais integrais (arroz integral, massa integral) e por um pedaço de carne;
  • Ao invés de comprar um pacote grande de um determinado alimento (biscoito, chocolates, bombons, pipoca), prefira porções individuais. Ah! E leia o rótulo para exercitar a dica anterior (#5de15)!
  • Não deixe os alimentos expostos ou não fique sentado à mesa ao terminar a refeição. Facilmente, comerá mais do que deveria.
  • Evite ficar beliscando. Certamente, você perde o controle da quantidade ingerida. Estabeleça horários para fazer as refeições e cumpra-os.

O importante, nesse momento, é você ter controle da quantidade ingerida. Perceba que não estamos falando em excluir alimentos, mas começar a diminuir a ingestão daqueles menos saudáveis estimulando atitudes positivas como, por exemplo, fazer somente um prato e estabelecer os momentos que irá comer no dia.

Acredite, conforme essas atitudes positivas são estimuladas e passam a fazer parte da sua rotina ou hábito diário, a qualidade da sua alimentação será melhor.

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