Roberta Stella | Nutrição sem dieta

#7de15 Não caia na sedução do preço

Deixe um comentário

popcorn buckets 001Para você que quer começar a construção de um novo hábito alimentar, mudando de vez a história e a relação que tem com o seu peso e imagem corporal; o simples ato de fazer compra ou ir ao cinema pode fazer você cair em algumas armadilhas. Fique de olho aberto e, principalmente, de mente aberta para mudar o padrão de pensamento e de comportamento.

Os alimentos ricos em calorias e pobre em nutrientes (fibras, vitaminas, minerais) que chamamos de calorias vazias saltam aos nossos olhos com embalagens coloridas. Mas, há um outro fator que faz você fazer uma escolha equivocada: o tamanho das embalagens comparando com o preço entre elas. Soa estranho?

Quantos tamanhos de refrigerante existem no mercado? Há, pelo menos 7: lata contendo 350 ml; garrafas de 250 ml, de 600 ml, de 1,5 litro, 2 litros e, ainda, 2,5 litros.

Agora, pense, quantas embalagens tem para biscoitos, chocolates, néctares, balas, salgadinhos.

E há um fator que tem grande influência na sua escolha. Não, não é a sua fome, mas o preço!

Certamente, você já percebeu que o preço dos tamanhos de embalagens maiores são, proporcionalmente, menores em relação ao de menor tamanho. E parece que é irresistível pensar no quão é mais vantajoso por no carrinho a embalagem grande. Quantas vezes já não fez isso?

Pense no cinema! Quem já não comprou o balde de pipoca com a copo de refrigerante de litro por pensar ser mais vantajoso?

Vamos pensar juntos:

  • optar pelos tamanhos maiores faz com que haja uma maior ingestão de alimentos de baixa qualidade nutricional. E esse não é o objetivo, não é mesmo?
  • optar pelos tamanhos maiores faz com que venha aquele sentimento de culpa e insegurança depois de comer. E o objetivo é que você tenha mais confiança e poder sobre as decisões alimentares, certo?
  • optar pelos tamanhos maiores faz com que gaste mais dinheiro. O objetivo é gastar menos e ter boas decisões alimentares.
  • optar por tamanhos maiores atinge o objetivo do estabelecimento (cinema, supermercado, fast food) que consegue seduzir com uma falsa ideia e, ainda, faz com que gaste mais e, eles tem um maior lucro!

A quem interessa, então, essas maiores embalagens e combos de alimentos?

Claro, é super tentador escolher aquele que achamos, no primeiro momento, mais vantajoso por causa do preço. Mas, quando o assunto são os combos de alimentos e as embalagens maiores – que claro, sempre são com alimentos que devemos evitar; o menor tamanho é o mais sensato e o que deve ser escolhido.

Vale lembrar que esses alimentos, mesmo em tamanhos menores, devem ser consumidos esporadicamente pois tem alta quantidade de calorias e baixa qualidade nutricional.

Você pode falar o que pensa, aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s