Roberta Stella | Nutrição sem dieta

#8de15 Saiba economizar dinheiro comprando alimentos saudáveis

Deixe um comentário

dica_8_finalFrutas, legumes, verduras, queijos magros, peixes, cereais integrais. Uma das justificativas para não consumir esses alimentos é: são caros.

Dependendo da época do ano e do alimento, alguns podem ser caros mesmo. Mas, o que eles são mesmo é perecíveis. O que isso significa?

Significa que a maioria desses alimentos apresentam vida curta o que quer dizer que estragam rapidamente. Eles aguentam entre uma semana a uma semana e meia se guardados adequadamente. Por exemplo, se ao comprar uma verdura, você lavar as folhas, seca-las e acondiciona-las em um recipiente tampado; ela aguentará até uma semana e meia na geladeira. Por outro lado, se colocar na geladeira como ela veio do mercado, muitas folhas serão perdidas em menos de uma semana.

O que torna a alimentação cara é o desperdício. Por isso, aqui vão algumas dicas para você ter mais alimentos na sua geladeira sem jogar dinheiro fora e, até, economizando.

  • Se você souber de alguma horta perto de onde vive, vá até lá. Comprar direto de quem planta é mais barato, a qualidade do alimento é melhor e você incentiva o pequeno produtor.
  • Compre alimentos que estão na época de safra.
  • Compre somente a quantidade de alimentos que será consumida. Não precisa comprar uma dúzia de bananas e nem 1 quilo de laranjas. Compre somente as unidades que irá ingerir. Faça as contas: se irá consumir duas frutas por dia e temos 7 dias na semana, você irá precisar de 14 frutas. Um exemplo: compre 4 bananas, 4 maçãs, 4 pêras e 1 mamão papaia (considere comer uma metade por vez).
  • Coloque em prática o que planejou, senão, irá perder alimentos.
  • Supermercados e varejões, normalmente, fazem promoções em uma dia da semana. Fique atento para não perder essa oportunidade de comprar alimentos mais saudáveis por um preço menor.
  • Alguns estabelecimentos fazem ofertas quando os alimentos são comprados em maior quantidade. Se for uma opção para você, junte pessoas próximas e façam a compra coletivamente. Na divisão dos gastos, certamente, a conta será menor para cada um.

O planejamento é um ponto fundamental para não haver desperdícios. Faça rapidamente um rascunho com os dias da semana e os alimentos que irá utilizar para as refeições e pequenos lanches entre as refeições principais. Essa simples atitude fará que com que você economize uma quantidade importante de dinheiro.

Vale lembrar que no início pode parecer difícil porque você está no período de adaptação. Rapidamente, você irá perceber o quanto precisa de cada alimento. Por isso, não desista tão facilmente dizendo que uma boa alimentação é cara.

Você pode falar o que pensa, aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s