Roberta Stella | Nutrição sem dieta

#9de15 Realimentando a motivação

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dica_9_finalConforme o tempo passa durante a jornada da construção de um novo hábito alimentar, ocorre, na maioria das pessoas, flutuação da motivação.

Nos momentos de altos e baixos, a motivação irá estar acentuada ou menos intensa. E, é necessário, principalmente nos momentos de desânimo, alimentar a apoderamento dos seus resultados.

A motivação, satisfação e sentimento de bem estar são alimentados pelos resultados. Bons resultados são o combustível que impulsiona e leva para perto do objetivo.

Em relação ao emagrecimento ou à busca de um novo hábito alimentar, nem sempre o esforço em seguir a boa alimentação traz o resultado esperado. Simplesmente porque a Nutrição não é uma ciência exata e ela depende de múltiplos fatores como os individuais, os emocionais, os ambientais, entre outros.

Por isso, é crucial para chegar ao objetivo determinado que você se propôs, saber superar esses momentos em que a expectativa e o esforço realizado foram maiores do que o resultado e que, por isso, a motivação é abalada.

Veja as duas situações abaixo:

  • Se durante a construção de um novo hábito alimentar, momento em que você está priorizando os alimentos com melhor qualidade nutricional, houver um excesso alimentar são desista! Comer alimentos com excesso de calorias, ricos em gorduras e/ou açúcares pode acontecer. Se permita para não ter a sensação de culpa e, principalmente, evitar o pensamento de que nada funciona. A melhor atitude, nesse caso, é assumir o que aconteceu, verificar o que levou ao comer em excesso e se manter atento para que não aconteça, novamente, no dia seguinte e no seguinte e no seguinte. O excesso é permitido se ele for esporádico. Por esporádico entenda o que não é frequente. Se você excede uma vez por semana, isso é uma frequência. Uma vez por mês, também. O esporádico é quando você nem se lembra quando aconteceu anteriormente.
  • Se você além de construir um novo hábito alimentar, deseja emagrecer e ao seguir tudo o que se determinou o ponteiro da balança não mostrou o que esperava; saiba que isso também pode acontecer. O corpo humano é complexo, cheio de reações e respostas que podem culminar com um resultado que não é desejado mesmo com todo o esforço despendido. Aceite o momento e não deixe que esse resultado mine ou prejudique o seu objetivo. Não desista! Siga em frente que, na semana seguinte, o resultado virá.

Você percebe que a sua motivação deve ser alimentada a todo momento? Que você precisa ter pensamentos mais motivantes que te dão poder para enfrentar e superar esses obstáculos, e deixar de lado aqueles que tiram a sua vontade de mudar?

Lembre-se sempre dessa dica. Você precisará muito dela durante a sua jornada em busca de uma melhor saúde alimentar.

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