#10de15 Saiba quando começar e quando parar de comer

dica_10_final Nós já vimos que é importante termos atenção para a frequência e quantidade com que nos alimentamos (dica #6de15).

Entretanto, é muito comum não saber o momento certo para começar uma refeição e, também, quando parar de se alimentar, isso porque, simplesmente, não damos atenção devida ao ato de comer e, também, aos sinais dados pelo corpo.

Tanto os sinais da fome quanto os de saciedade são enviados ao cérebro que por sua vez devolve a mensagem que é necessário começar a refeição ou que está na hora de parar de se alimentar. Para que essa troca de mensagens aconteça entre órgãos e tecidos corporais com o cérebro é necessário um transportador da mensagem que caminha por uma via até o cérebro e, aí, acontece a resposta para essa mensagem do cérebro para os órgãos e tecidos.

De uma maneira bem simples, podemos fazer uma analogia: é como se saíssemos da nossa casa, pegássemos um transporte e, através de uma estrada chegássemos ao destino final com uma mensagem. No corpo, essa rede complexa de transporte de mensagens é feita por hormônios que são os mensageiros, corrente sanguínea (meio de transporte) e cérebro (receptor da mensagem e que produz uma resposta a ela). Na fome e na saciedade, o que estimula os mensageiros a levarem as mensagens e as respostas é a presença de alimentos no estômago ou no intestino.

Estômago vazio significa baixa quantidade de insulina e alta quantidade de grelina (hormônio da fome). Ao começar a comer, reduz a grelina, aumenta a insulina e há elevação do nível de leptina (hormônio da saciedade).

Mas, para você ouvir todos esses sinais que são produzidos pelo seu corpo, você tem que prestar atenção neles. Assim, para começar a comer e saber quando parar, fique atento para as dicas a seguir:

  • Para que as mensagens cheguem ao destino, leva tempo. Por isso, não espere ficar faminto para comer. Quando começar a sentir fome, está na hora! Não espere o estômago roncar muito ou até doer para isso!
  • A saciedade é uma mensagem que leva entre 20 a 30 minutos para ser sinalizada. Por isso, é muito importante comer calmamente, mastigar bastante os alimentos e prestar atenção aos sabores e texturas deles. Assim, você dará tempo para o corpo dizer que está na hora de parar de comer.
  • Ambientes muito movimentados e com muito barulho estimulam que você coma muito rápido e que você dê preferência a alimentos mais calóricos. Por isso, prefira ambientes calmos, com música baixa e que não te deixe com ansiedade e estresse. O seu estado emocional e características do ambientes influenciam para que perceba ou não os sinais do corpo que levam a comer adequadamente ou a mais do que precisa.
  • O momento certo de parar de comer é aquele em que já se sente sem fome. Pode ser difícil identificá-lo se você tem a sensação do estômago cheio como o momento de parar. Na verdade, o momento certo é anterior a se sentir com o estômago estufado ou aquele em que sabe que está exagerando. Por isso, é tão importante você prestar muita atenção no que come e como se sente durante a refeição.
  • Comece a refeição com alimentos ricos em fibras. Legumes e verduras são excelentes porque exigem que sejam bem mastigados. Metade do prato tem que ser de verduras e legumes.

Durante a refeição, ao prestar atenção nos alimentos e nos sinais do corpo, você terá ferramentas que ajudam a adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada. Por isso, coloque em prática as dicas acima. Elas te ajudarão na construção de um hábito alimentar mais saudável.

Você pode falar o que pensa, aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s