Roberta Stella | Nutrição sem dieta

#11de15 Três refeições principais. E os lanches?

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dica_11_finalUma dúvida muito comum é se é necessário fazer todas as refeições principais e os lanches intermediários.

Sem dúvida nenhuma, é necessário realizar as 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) para que os principais nutrientes sejam fornecidos ao corpo pela alimentação. Já a importância dos lanches intermediários é discutida quando o tema é redução de peso.

Evidentemente, temos que comer quando a fome começa a bater. Mas, para quem apresenta uma alimentação totalmente sem rotinas e que, muitas vezes, nem consegue identificar uma refeição, pois come a todo momento; os lanches são benéficos por vários motivos:

  • Ajudam a estabelecer uma rotina alimentar, ou seja, você deve definir os horários em que esses lanches irão acontecer. Assim, evita ficar beliscando o que, certamente, prejudicaria o processo de redução de peso ou de construção de um novo hábito alimentar;
  • Favorece a variedade de alimentos. Se você tem mais oportunidades para se alimentar, mais variada será a sua alimentação significando que mais nutrientes como, por exemplo, vitaminas e minerais, serão fornecidos ao organismo;
  • Evita que fique longos períodos em jejum. Não fique mais do que 3 a 4 horas sem se alimentar. Comer entre as refeições principais evita que chegue na refeição seguinte com muita fome o que poderia levar a um excesso alimentar.

Por esses motivos citados, se você percebe que come em excesso e que precisa melhorar a qualidade dos alimentos que consome, pequenos lanches entre as refeições principais podem ajudar a estabelecer um ritmo de alimentação mais adequado.

O mais indicado é fazer um pequeno lanche entre o café da manhã e o almoço e, entre o almoço e o jantar. Entretanto, é importante você se conhecer e ouvir o seu corpo.

Se, por exemplo, você tem o costume de realizar o café da manhã às 8 da manhã, almoçar ao meio dia e jantar às 9 da noite, é interessante ter dois lanches no período da tarde se percebe que sente mais fome nesse intervalo.

Opções de bons lanches são: frutas, iogurte natural ou desnatado, aveia, castanhas ou nozes, sementes (girassol, abóbora, chia), pão 100% integral.

Evite: biscoitos tanto os salgados quanto os recheados, iogurtes com adição de açúcar, pão branco, barrinha de cereais com adição de açúcar, refrigerantes, néctares de fruta, doces, balas.

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