Existem duas frases que são muito equivocadas na Nutrição. Elas são:
Tal alimento engorda.
Aquele outro emagrece.
O que existem são alimentos com melhor qualidade nutricional em relação a outros e que, por isso, devem ser priorizados em uma alimentação saudável.
Na dica #5de15, ensinei como escolher os alimentos saudáveis, analisando as informações dos rótulos. Eu sei que você sabe que legumes, frutas, verduras, cereais integrais como aveia e arroz integral são excelentes alimentos! Mas, em nossos dias, o consumo de alimentos industrializados com uma lista grande de ingredientes está bastante elevado e, entre tantos produtos, você precisa saber qual são as melhores opções, por isso, acesse novamente a dica 5!
Para você ter um novo pensar sobre a alimentação, se ajudar e apoiar outras pessoas que desejam se alimentar com saúde, não diga que um alimento engorda e que o outro emagrece.
Por que evitar essas frases?
O principal motivo é evitar que a alimentação adquira um caráter restritivo. Se determinado alimento engorda, você certamente irá pensar que deve excluí-lo da sua alimentação. Já, aquele outro que emagrece será o que irá resolver a situação e, portanto, deverá consumir todos os dias.
Você consegue citar 5 alimentos que são ditos por aí que engordam? Sorvete, torta, bolo, chocolate e macarrão.
E agora, pense em outros 5 que dizem que emagrecem! Chá verde, pão sem glúten, suco verde, verduras e legumes.
Agora, você percebe como começam a nascer os modismos na alimentação? E porque é difícil conseguir ter sucesso com essas dietas da moda?
Nenhuma dessas dietas dizem a você que a balança está invertida! Sim, você pode comer esses alimentos super palatáveis e que por isso são mais gostosos! Mas, eles devem estar presentes em quantidades menores e devem ser consumidos com uma menor frequência! E, ao mesmo tempo em que reduz a ingestão desses alimentos, você deve aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, peixes, castanhas e nozes, feijões! E, acredite, é possível prepará-los de maneira saudável e que tenham muito sabor!
Você sabia que a aceitação de novos alimentos demora algum tempo e é necessário provar várias vezes o mesmo alimento até o paladar se adaptar aos novos sabores? Por isso, se você tem resistência em comer algum alimento, principalmente, frutas, verduras e legumes; não desista nas primeiras tentativas. Prove várias vezes, muitas vezes que, assim, terá os novos alimentos prediletos!
Por isso, chegou o momento de dizer “não” a essas frases que rotulam os alimentos em “podem” ou “não podem” e que só levam a erros na alimentação. Nada de alimentação restritiva, mas, sim, com consciência.
Agora, pense:
– Como pode ser a sua alimentação com maior frequência e quantidade de alimentos saudáveis?
– Quando você irá se permitir comer um desses alimentos que você adora, mas que dizem por aí que engorda (mas não acredite nisso!)?