Guacamole

guacamole

A base do guacamole é o abacate, fruta conhecida pela quantidade de gorduras. Mas, calma, o tipo de gorduras que ele fornece é monoinsaturado, gorduras que estão inversamente relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, o bom consumo delas reduzem o LDL-colesterol conhecido como colesterol ruim. Mas, de ruim, o abacate não tem nada. Você sabia que em 100 gramas de abacate, 73 gramas são de água? Sim, e isso faz com que a quantidade de calorias dele não seja elevada – infelizmente, a má fama (errônea!!) que a quantidade de gorduras trouxe a ele diz que ele é muito calórico (mentira!) – o que significa que em 100 gramas, o abacate apresenta 160 calorias. Para você ter uma comparação de quantidades, uma xícara (chá) de abacate picado tem 150 gramas.

Quer mais? Fonte de fibras, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, e das vitaminas A, D, E e K!

O mais bacana é que o abacate é multiuso: pode ser preparado como vitamina, acompanhamento em saladas ou a estrela da refeição como quando servido o guacamole!

Abaixo, a minha receita! Se você não tem boa aceitação de algum dos ingredientes, use a sua imaginação e faça substituições. Deixo a minha dica: para quem não gosta de coentro (concordo que tem um sabor mais acentuado, forte; substitua-o pela salsinha. ;)

 

Guacamole

Ingredientes

– meia unidade de abacate maduro

– meia unidade média de cebola

– 1 unidade de tomate

– 1 pimenta dedo de moça

– coentro a gosto

– sal a gosto

 

Modo de Preparo

1. Em uma tigela grande, amasse grosseiramente o abacate.

2. Pique a cebola em cubinhos e acrescente à tigela.

3. Retire as sementes do tomate e corte-o em cubinhos. Acrescente à tigela.

4. Retire as sementes da pimenta dedo de moça. Pique a pimenta e pedacinhos. Junte os aos outros ingredientes na tigela.

5. Pique o coentro e… ? … acrescente à tigela. rsrs

6. Tempere com sal.

7. Misture todos os ingredientes.

8. Prove, feche os olhos e pense: delícia!!

 

Dica: não precisa comer com Doritos, não!! Sirva com torradas de pão integral ou pão sírio ou, ainda, como acompanhamento de saladas.

 

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