Roberta Stella | Nutrição sem dieta


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Riboflavina

A riboflavina é uma vitamina do complexo B. Ela está envolvida no transporte de elétrons que é parte fundamental para a produção de energia a partir dos carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, a riboflavina apresenta função antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular. Continuar lendo


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Peixe com coentro e pimenta

tilapia pimenta coentro blogÉ peixe! Tenho que confessar que preparar qualquer tipo de carne, incluindo peixe, me deixa um pouco receosa. E, assim, um pouco com a desconfiança de que eu estava desbravando um terreno de areia movediça, resolvi que tinha que enfrentar o desafio.

Dois filés de tilápia, também conhecida como Saint Peter, com os ingredientes que sobraram do guacamole (coentro, pimenta dedo de moça e limão) para o tempero, arrisquei. E modéstia à parte, ficou muito bom, bem temperado e cheio de sabor.

Vamos à receita :)

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Creme de abóbora com couve

creme abobora couve1

O creme certo para aquecer as noites frias.

O mais bacana em sopas e cremes é que de uma base podemos fazer muitas combinações. O creme de abóbora não foge à essa regra. Acrescente gengibre para dar um toque mais especial! Se preferir, adicione carne seca desfiada, e deixe o creme mais brasileiro. Na minha versão de hoje, fiz a base e acrescentei couve manteiga bem picadinha. Ficou especial para o jantar nessas noites de frio que estamos tendo. Confira a receita, a seguir.

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Guacamole

guacamole

A base do guacamole é o abacate, fruta conhecida pela quantidade de gorduras. Mas, calma, o tipo de gorduras que ele fornece é monoinsaturado, gorduras que estão inversamente relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, o bom consumo delas reduzem o LDL-colesterol conhecido como colesterol ruim. Mas, de ruim, o abacate não tem nada. Você sabia que em 100 gramas de abacate, 73 gramas são de água? Sim, e isso faz com que a quantidade de calorias dele não seja elevada – infelizmente, a má fama (errônea!!) que a quantidade de gorduras trouxe a ele diz que ele é muito calórico (mentira!) – o que significa que em 100 gramas, o abacate apresenta 160 calorias. Para você ter uma comparação de quantidades, uma xícara (chá) de abacate picado tem 150 gramas.

Quer mais? Fonte de fibras, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, e das vitaminas A, D, E e K!

O mais bacana é que o abacate é multiuso: pode ser preparado como vitamina, acompanhamento em saladas ou a estrela da refeição como quando servido o guacamole!

Abaixo, a minha receita! Se você não tem boa aceitação de algum dos ingredientes, use a sua imaginação e faça substituições. Deixo a minha dica: para quem não gosta de coentro (concordo que tem um sabor mais acentuado, forte; substitua-o pela salsinha. ;)

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