Roberta Stella | Nutrição sem dieta

Vitamina D

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A vitamina D é essencial para a manutenção do metabolismo do cálcio que atua no desenvolvimento ósseo, bem como na manutenção da densidade dos ossos, além de ser vital para o sistema nervoso. A vitamina D atua na diferenciação celular e na inibição da proliferação das células. Essa vitamina também atua no sistema auto-imune, na secreção de insulina como, também, na regulação do pressão arterial.

O nível de vitamina D sérico aumenta com juntamente com uma maior ingestão de alimentos fonte bem como com a maior exposição solar.

A deficiência de vitamina D, em crianças, causa o raquitismo caracterizado pela má formação dos ossos, ocasionando a baixa estatura nesses indivíduos. Em adultos, a deficiência é conhecida como osteomalácia caracterizada pelo acentuado amolecimento dos ossos, levando a deformidades.

 

Recomendação: a ingestão adequada para adultos de 19 a 50 anos é de 5 mcg/dia. De 51 a 70 anos a ingestão deve ser de 10 mcg/dia e para pessoas com 71 anos ou mais a ingestão deve ser de 15 mcg/dia.

 

Fontes alimentares: salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe e gema de ovo. Os alimentos fortificados são as principais fontes dessa vitamina. É importante lembrar que a exposição ao sol
 é a principal causa que faz com que os requerimentos de vitamina D sejam alcançados.

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