Roberta Stella | Nutrição sem dieta

Vitamina A (Retinol)

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A vitamina A é um nome genérico para um grande número de componentes. Retinol, retinal, ácido retinóico são conhecidos como retinóides. Os beta-carotenos e outros carotenóides que podem ser convertidos em vitamina A pelo corpo são chamados de pró-vitamina A.

A vitamina A apresenta função na visão, pois é una componente dos pigmentos visuais. Está envolvida também na expressão dos genes, na função normal do sistema imune, no crescimento e desenvolvimento e na produção de células vermelhas do sangue (hemoglobina).

A deficiência de vitamina A causa uma doença chamada de cegueira noturna caracterizada pela dificuldade em adaptar a visão ao escuro. Além disso, a deficiência dessa vitamina torna a pessoa mais suscetível à infecção por bactérias, vírus e parasitas.

 

Recomendação: homens maiores do que 19 anos apresentam a necessidade de 900 mcg/dia, enquanto que mulheres necessitam de 700 mcg/dia. Para lactantes, a necessidade é de 1300 mcg/dia.

 

Fontes alimentares: alimentos amarelos e laranja são boas fontes de carotenóides. Vegetais verdes também são fonte dessa pró-vitamina A. Cenoura, pêssego, mamão, tomate, abóbora, espinafre, damasco, fígado, brócolis são boas fontes dessa vitamina. Óleo de peixe, leites e derivados fortificados, ovo (gema) também apresentam quantidades importante de pró-vitamina A.

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