Há muitos anos, eu costumava cozinhar. Comecei quando fui morar com um antigo namorado e me propus a fazer as nossas santas refeições diárias. Entretanto, sempre tinha aquele sentimento de obrigação que mata qualquer boa vontade e humor.
Depois de juntar cuecas e calcinhas, após 4 anos, cada um foi para o seu lado. E eu me libertei de cozinhar.
Amo assistir aos programas de culinária. Adoro ver sites sobre receitas. E, a todo momento, tive vontade de cozinhar. Mas só para mim?, eu me questionava sempre.
Há duas semanas, me propus a cozinhar para mim. Como moro perto do trabalho (há cinco quadras, exatamente), tenho o luxo de, em São Paulo, poder almoçar em casa. E, como se fosse um passe de mágica, me vi desfrutando o momento, me divertindo e sentindo prazer em cozinhar, somente para mim.
Na minha opinião, cozinhar é como amar. Você somente pode amar uma pessoa quando se ama em primeiro lugar. Fazendo a relação, você somente poderá cozinhar para alguém quando souber cozinhar somente para você mesma. E, assim aconteceu comigo.
Uma amiga querida chamada Denise disse que gosta demais-da-conta-sô! de sopa de feijão com macarrão. E eu me propus a fazer uma para ela. Só que precisaria testar primeiro. Um misto de insegurança e vontade que dê muito certo. E o teste foi feito hoje. E eu irei fazer para ela essa receita porque está mais do que aprovada! :D
Ah! E essa receita é simples demais da conta! Em menos de uma hora, ela está pronta. Então, já sabe: se joga!
Sopa de feijão preto com batata e macarrão
Ingredientes
– 1,5 xícara (chá) de feijão preto cru
– 2 colheres (sopa) de azeite
– meia cebola corada em meia lua fina
– 4 dentes de alho picados
– sal a gosto
– pimenta moída na hora a gosto
– 2 batatas médias cortadas em cubos pequenos
– 1 xícara (chá) de macarrão padre nosso
– lascas de queijo parmesão
Modo de Preparo
1º Passo: o feijão
Selecione o feijão, descartando os quebrados e as pedras. Coloque em uma travessa, lave três vezes. Cubra os feijões com água (dois dedos acima do nível dos feijões) e deixe descansar por 8 horas.
2º Passo: a panela de pressão
Passadas as 8 horas, coloque todo o conteúdo (feijões e água) em uma panela de pressão. Na boca menor do fogão, com a panela tampada, deixe os feijões cozinhar em fogo alto até o momento que a válvula começa apitar. Baixe o fogo e aguarde 30 minutos. Posteriormente, desligue o fogo e espere sair todo o vapor antes de abrir a panela.
3º Passo: refogue o feijão
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até ela ficar transparente. Acrescente o alho. Com uma escumadeira, coloque os grãos de feijões na panela e refogue por três minutos. Acrescente 2 conchas da água em que os feijões foram cozido. Tempere com sal e pimenta.
4º Passo: o liquidificador
Transfira os feijões para o liquidificador. Tampe e bata por 2 minutos.
5º Passo: a volta da panela que refogava os feijões
Volte os feijões do liquidificador para a panela. Acrescente as batatas e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o macarrão. Mexa constantemente. Ferva água separadamente e, se necessário (se a sopa estiver muito grossa), acrescente-a aos feijões.
6º Passo: sirva (ó-mas-que-difícirrr!)
A sopa está pronta. Sirva com lascas de queijo parmesão. Óia, fica bão dimais da conta, sô! Cuidado para não queimar a língua! ;)