Roberta Stella | Nutrição sem dieta

Cuscuz marroquino

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Seguir uma receita, muitas vezes, é difícil para mim. Não posso nem dizer que reproduzi a receita do livro do Dieta e Saúde (página 26), mas que foi uma grande inspiração.

As 3 principais observações que tenho do livro são:

A. 35 gramas de ervilha e a mesma quantidade de cenoura picada equivalem a 1/4 xícara (chá) [eu utilizei a medida padrão];
B. As amêndoas laminadas não precisam ir ao forno. Basta utilizar um frigideira. Aquece-a em forno alto, coloque as amêndoas e espere dourar, mexendo de vez em quando;
C. Quem nunca fez cuscuz marroquino pode não saber hidratá-lo. Apesar da receita dizer “hidrate o cuscuz conforme instrução da embalagem (…)”, TCHÃRÃAAA!! Na embalagem do cuscuz que comprei não tinha nenhum modo de preparo. O jeito foi procurar na internet. Para hidratar, ferva o dobro da quantidade do cuscuz em água, ou seja, se utilizar 1 xícara (chá) de cuscuz, ferva 2 xícaras (chá) de água. Coloque o cuscuz em um refratário, acrescente a água fervendo cobrindo um pouco acima do cuscuz, tampe e deixe descansar por 5 minutos.

É muito simples de fazer, a cenoura e as amêndoas dão um croc-croc e as bananas [usei a prata] fazem toda a diferença.

Abaixo, a receita que eu fiz e que está diferente do livro.

Cuscuz marroquino

Imagem

Ingredientes
– 1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
– 2 xícaras (chá) de água fervendo
– 2,5 colheres (sopa) de amêndoas laminadas
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1/2 (ou 0,5) unidade de cebola cortada em fatias finas
– 1/4 (ou 0,25) xícara (chá) de ervilha
– 1/4 (ou 0,25) xícara (chá) de cenoura picada em cubinhos
– 1/4 (ou 0,25) xícara (chá) de milho verde
– 1/5 (ou 0,5) tomate sem sementes picado em cubos
– 2 bananas prata picadas em rodelas
– sal a gosto

Modo de Preparo

1º Passo: hidrate o cuscuz
Coloque o cuscuz em um refratário pequeno. Ferva a água. Depois, derrame a água sobre o cuscuz até ficar um pouco acima dele. Tampe e deixe descansar por 5 minutos.

2º Passo: doure as amêndoas
Esquente uma frigideira em fogo alto. Distribua as amêndoas; diminua o fogo. Deixe-as dourar. Mexa de vem em quando. Retire as amêndoas e reserve.

3º Passo: refogue
Na mesma frigideira, aqueça o azeite. Coloque a cebola fatiada e refogue até ficar transparente. Acrescente as ervilhas, a cenoura, o milho verde, o tomate e as bananas. Refogue por 5 minutos. Acrescente as amêndoas e, depois, o cuscuz hidratado [antes de colocar na frigideira, com a ajuda de um garfo, misture o cuscuz porque ele fica grudado quando hidratado]. Tempere com sal. Mexa e sirva.

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