- 3 colheres (sopa) de azeite
- meia (0,5 unidade) cebola média picada
- 300 g de vagem picada
- 3 cenouras médias sem casca e picadas em rodelas
- 4 batatas médias picadas em cubos médios
- 3 mandioquinhas médias descascadas (não é para cortar!)
- 1 peito de frango médio sem osso
- 2 tabletes de caldo de legumes
- 1 xícara (chá) e meia de macarrão tipo padre nosso
- sal a gosto
- pimenta moída na hora a gosto
Modo de Preparo
1º Passo: o desafio da panela de pressão
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite. Acrescente a cebola e refogue até ficar transparente. Coloque a vagem, as cenouras, as batatas, as mandioquinhas, o peito de frango e os tabletes de legumes. Acrescente água na panela, até que fique 3 dedos acima dos ingredientes. Tampe a panela e leve em fogo alto (usar a boca maior do fogão). Quando começar a apitar, não mexa no fogo, mas marque 10 minutos [é muuuuuuuito importante prestar atenção aqui: se você for esperar o vapor sair naturalmente da panela, desligue após 5 minutos. Se for acelerar esse processo, colocando a panela debaixo da água, em 10 minutos cravados, desligue o fogo]. Desligue o fogo. Tire o vapor da panela, abra-a. Não mexa os ingredientes.
2º Passo: o liquidificador
Com uma colher grande ou escumadeira, retire com cuidado as mandioquinhas [elas cozinham muito rápido e podem estar desmanchando. Por isso, não deve misturar os ingredientes quando abrir a panela de pressão] e coloque no copo do liquidificador, acrescente um pouco da água da panela. Liquidifique rapidamente, para formar um creme que irá engrossar a sopa. Reserve.
3º Passo: o frango
Retire o frango da panela e coloque em cima de uma tábua de carne. Com a ajuda de dois garfos, desfie-os [assim, não corremos o risco de queimar os dedinhos! Ui ui ui!!]. Reserve.
4º Passo: a volta da panela de pressão
Ligue o fogo. No conteúdo que ficou na panela, acrescente o creme de mandioquinha e o frango desfiado. Acrescente água até ficar 4 dedos acima dos ingredientes. Insira o macarrão padre nosso. Prove o tempero do caldo da sopa e, se necessário, acrescente o sal [lembre-se que o caldo de legumes tem sal pra dedéu!]. Coloque a pimenta moída. Espere ferver, baixe o fogo e mexa frequentemente até o macarrão ficar cozido [se necessário, colocar mais água durante o cozimento. Ah! Se não mexer depois que acrescentar o macarrão, ele ficará grudado no fundo da panela! Então, mexa! :)]
5º Passo: saborei
Aaaaah, isso não preciso ensinar como faz. Se joga com cuidado pra não queimar a língua! :P