Fazer feijão é tãaaaao fácil! Acredito que a resistência em fazer em casa seja por causa da panela de pressão (se bem lavada e cuidada, não explode, não!). Se seguir o passo a passo abaixo, batata!, vai ficar delícia demais! :) Nada de gosto de terra (sabe, aquele sabor residual?) e a água não é água, fica beeeemmm encorpada! Nossamãedocéu! Se joga e faça!!
Feijão preto encorpado
Ingredientes
– 1,5 xícaras (chá) de feijão preto
– 3 xícaras (chá) de água
– 1/2 cebola média bem picadinha
– 3 dentes de alho bem picadinhos
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 1 colher (sopa) nivelada de sal
– 1 colher (café) rasa de pimenta moída na hora
Modo de Preparo
1º Passo: Lave o feijão
Escolha o feijão retirando os que estão quebrados ou com furinhos. Se tiver pedras, claaaaaaro, descartar porque ninguém quer quebrar os dentes, não é mesmo?
Lave três vezes.
Deixe em uma vasilha coberto por água, deixando-a até 2 dedos acima dos feijões, por 8 horas.
2º Passo: Cozinhe o feijão
Passadas as 8 horas, coloque os feijões e a água em que eles ficaram de molho em uma panela de pressão. Acrescente mais água até ficar 3 dedos acima dos feijões Tampe a panela (não precisa ter medo, vai com fé!). Na boca menor do fogão, deixe em fogo alto até começar a apitar (tipo um trem mesmo), isso levará mais ou menos 10 minutos. Começou a apitar, baixe o fogo no mínimo mesmo (vai com fé e coragem!). Espere 30 a 40 minutos. Apague o fogo e espere sair todo o vapor (o pino da panela tem que parar de soltar o vapor, sabe?).
3º Passo: Refogue
Enquanto isso, em uma panela, aqueça o óleo. Acrescente a cebola. Espere ficar transparente e coloque o alho.
Nesse meio tempo, verifique se através da válvula (o pino) da panela de pressão não sai mais vapor. Não saindo, abra a panela (se quiser, coloca a panela na pia e deixe a água cair sobre ela. Mexa na válvula e deixe o vapor ir para o espaço). Tcharãaaaa! O caldo já vai estar grossinho. Separe meia concha somente de grãos em um prato e amasse (você já vai perceber que os feijões estão nhã-nhã de bão!). Bem, voltando à panela. Acrescente os grãos de feijões (vai espirrar óleo!), mexa. Coloque o caldo (não tudo de uma vez, mas aos poucos) e, também, os feijões amassados. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Deixe cozinhar por, no máximo, 10 minutos!
Yummy! Fica delícia!
PS: não coloquei o louro porque não percebo diferença. Acho que temperos frescos são melhores como cebolinha e coentro. Como eu não tinha em casa, eu não coloquei, mas a hora ideal seria no refogado. Colocaria o talo inteiro e descartaria no final.
Robs sua receita de feijão preto não diferente da minha, mais cada mão e cada mão kkkkkkk. Eu não sabia da existência desse seu blog e acho que poucos sabem,
OI, J@cque!! Na verdade, estou começando o blog agora!! Antes, cozinhava muito mais e quero voltar a fazer isso. :D Com a correria que está a vida, fazer isso está virando uma terapia! E ando economizando muito com restaurantes! Juntei o útil ao agradável!! :) Se quiser, dissemine o meu blog entre as meninas e meninos! ;) Bjks!